top of page

APOIE-NOS

O aprendizado não limita-se apenas a prática da Capoeira, os profissionais atuantes neste projeto atentam-se para a cada detalhe (técnico, educacional e social), da cultura afro-brasileira, ensinando o valor e a importância de cada vertente cultural, pois a Capoeira possui todos elementos necessários para uma transformação social adequada.

 

O projeto Capoeira na escola tem a sua primeira etapa na área esportiva, a qual está atrelada por seus movimentos acrobáticos e equilíbrio do corpo, a Capoeira exalta sua rica e exuberante vertente cultural, nos seus estilos de jogos, musicalidade e costumes. Sequencialmente, podemos finalizar no seu aspecto educativo com o aprendizado histórico, social e político do Brasil. A grande recomendação a fazer neste projeto é a abertura adequada e o apoio correto aos educadores que utilizam este instrumento educativo para a inclusão social de crianças e jovens com vulnerabilidade social ou com necessidades especiais, a sincronia de bons projetos aliados a profissionais devidamente capacitados na área é a principal evidência de uma continuidade da experiência, destacando também a participação dos dirigentes de escolas, pais e sociedade incentivando a pratica salutar da Capoeira, como forma de aprendizado educativo, social e esportivo.

 

A continuidade da experiência está atrelada a metodologia utilizada, pois os educadores mantêm um programa de ensino adequado e respaldado por conceitos teóricos, além de motivar os praticantes com eventos vivenciados com outros profissionais do ramo, impulsionando e incentivando a pratica cultural, esportiva e social chamada Capoeira. As ferramentas de acompanhamento do projeto utilizadas são as seguintes:

 

  • Diário de treino de acordo com a faixa etária de cada aluno;

  • Ficha de acompanhamento do professor; e

  • Quadro Metodológico Avaliativo.

Atualmente o projeto possui o patrocínio das empresas ZUM ZUM ZUM instrumentos para capoeira e Kafé Brasil fitness, além do apoio da Précoma Sports. 

 

Seu desenvolvimento acontece na cidade de Curitiba com crianças de necessidades especiais e nos municípios de São Mateus do Sul e Pinhais com crianças e jovens com vulnerabilidade social relevante.

 

O total dos participantes beneficiados atualmente são 230, com distintas faixas etárias são: crianças de 3 a 5 anos cursando a educação infantil e Pré-escola, crianças do ensino fundamental I e II de 6 a 14 anos e jovens dos 15 aos 17 anos de idade.

 

A proposta utilizada seria de 1 ou 2 sessões semanais, com duração de 50 min/aula (A quantidade adequada para um professor mais um ajudante é de 20 alunos. Para a prática adequada um ginásio ou sala equipado com aparelho de som é o ideal.

SEU APOIO É BEM VINDO!
bottom of page